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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
305,34
KB
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Título: |
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Comunicação entre equipe de enfermagem e cliente submetido à entubação orotraqueal |
Autor: |
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Alyne Henri dos Santos Motta
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFBA/ENFERMAGEM |
Área Conhecimento |
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ENFERMAGEM |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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479 |
Resumo |
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Este é um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar
como a equipe de enfermagem vivencia a comunicação com o cliente submetido à entubação
orotraqueal na unidade de terapia intensiva, baseado nos pressupostos teóricos de diversos
autores que abordam a comunicação interpessoal. Realizado em uma UTI de adultos, de um
hospital geral de médio porte na cidade de Feira de Santana- Bahia, 2006, sendo entrevistados 11
profissionais de enfermagem, e os resultados obtidos foram submetidos à técnica de análise
temática de Bardin, permitindo o estabelecimento de três categorias: Vivência da comunicação
entre equipe de enfermagem intensivista e cliente entubado, permeada por sentimentos de
ansiedade, angústia, frustração e fuga, manifestadas pela dificuldade de expressão verbal do
cliente, aliadas à dificuldade de interpretação da equipe com relação ao que o cliente quer
expressar; Meios utilizados pela equipe de enfermagem intensivista e o cliente entubado
para estabelecer comunicação, sendo utilizado a comunicação verbal através da fala pela
equipe e da escrita pelos clientes entubados, sendo que este também utilizava a comunicação não
verbal, através de expressões faciais, movimentos de cabeça, gestos, para solicitar ajuda,
expressar sentimentos, chamar atenção; Dificuldades do processo de comunicação entre
equipe de enfermagem intensivista e o cliente entubado , relacionadas ao uso da prótese
ventilatória e associadas a dinâmica de trabalho intensa, que predispõe à falta de tempo para
comunicar-se. Concluímos que a vivência da comunicação, para eles, é permeada de emoções e
sentimentos, que contribuem para ineficiência comunicacional, havendo a dificuldade de
decodificação dos sinais não verbais emitidos pelo cliente, pois a sobrecarga de trabalho impede
que haja tempo suficiente para que se estabeleça a comunicação de maneira adequada. |
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