|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
808.22
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Step by step: as diferentes visões de leitura na sala de aula de inglês como língua estrangeira |
Autor: |
|
Aline Provedel Dib
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFRJ/INTERDISCIPLINAR LINGÜÍSTICA APLICADA |
Área Conhecimento |
|
LINGÜÍSTICA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2007 |
Acessos: |
|
1,369 |
Resumo |
|
Muitas pesquisas vêm sendo realizadas tendo como foco o contexto de sala de aula de
inglês como língua estrangeira (ILE). Este trabalho tem por objetivo investigar as diferentes
visões de leitura que perpassam a sala de aula de inglês e de que maneira essa pluralidade
facilita ou torna-se um entrave ao ensino/ aprendizagem. Calcada nos construtos teóricos
advindos da perspectiva sociointeracional de leitura e da linguagem como morada do ser
(HEIDEGGER, 1995), esta investigação busca compreender como as interações discursivas
desenvolvidas entre as vozes dos alunos, da professora e o livro didático de inglês participam
no processo de construção de uma sala de aula de leitura de ILE inserida no contexto de uma
escola particular da cidade do Rio de Janeiro. De acordo com os princípios da pesquisa
interpretativista de base etnográfica, a análise das interações destaca que há duas visões de
leitura predominantes: a ascendente, observada no livro didático e nos alunos e a
sociointeracional, por parte da professora. A análise identifica que o grande problema
encontrado é o fato dos alunos só conhecerem um modelo de leitura, além de não terem claros
os objetivos da aula de ILE. Por fim, este estudo aponta para a necessidade de se apresentar
aos alunos as diferentes visões do ato de ler, desmistificar que só se sabe uma língua
estrangeira quando aprendemos a falá-la fluentemente e que as pesquisas precisam sair da
teoria e entrar em prática nos livros didáticos de ILE. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|