Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  571,47 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Fóruns de discussão online na formação contínua de professores de línguas: a perspectiva dos participantes
Autor:  
  Sueli Mizubuti Büsmayer   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRJ/INTERDISCIPLINAR LINGÜÍSTICA APLICADA
Área Conhecimento  
  LINGÜÍSTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  785
Resumo  
  Com o objetivo de investigar a visão dos professores de uma instituição privada de ensino de inglês como língua estrangeira sobre o uso do fórum de discussão online de participação voluntária disponibilizado pela própria instituição, foi realizado um estudo de caso etnográfico. Considerando as características da comunicação mediada por computador e, mais especificamente, em fóruns de discussão online, a pesquisa investigou de que maneira o professor relaciona o uso do fórum à sua formação contínua, quais são os fatores que influenciam a participação dos professores em tais fóruns e como seria possível favorecer tal participação. Foram usados questionários online, entrevistas via e-mail e grupo focal online via chat de texto como instrumentos de geração de dados. Os resultados trazem implicações para o uso de fóruns dessa natureza na formação contínua de docentes, além de indicar estratégias e procedimentos que podem ser adotados com o objetivo de favorecer a participação em tais fóruns.
     
    Baixar arquivo