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Título:  
  Mangá, uma nova gênese: análise da história em quadrinhos Neon Genesis Evangelion
Autor:  
  Alexandre Luiz dos Santos Mendes   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNESP/BAU/COMUNICAÇÃO
Área Conhecimento  
  COMUNICAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  746
Resumo  
  No Japão, há diversas manifestações estéticas que ainda refletem o espírito de sua tradição milenar, que provém da filosofia Zen-budista. O Mangá, denominação dada às histórias em quadrinhos japonesas, teve como uma de suas primeiras expressões pergaminhos desenhados pelo monge Toba (século XI). Atualmente, os mangás consistem na maior indústria editorial de histórias em quadrinhos do mundo. Há no mercado uma gama enorme de mangás publicados em Língua Portuguesa, os quais têm uma grande repercussão no Brasil, principalmente entre o público jovem. Nesse trabalho, toma-se o mangá como uma forma de expressão humana e, por conseqüência, um ato de comunicação. Essa dissertação busca, ao analisar os dois primeiros volumes da publicação brasileira da série Neon Genesis Evangelion, verificar se esse mangá possui um caráter estético que o permita transcender a situação de mera produção mercadológica. Fundamentalmente, foram utilizadas as Funções de Linguagem de Jakobson como base para a análise da obra, pois essas possibilitam ler a estética de uma linguagem verbo-visual. Em especial, destaca-se a Função Poética, cuja característica fundamental é o predomínio da mensagem para a construção de um produto estético. A fim de estender o uso de uma fundamentação teórica voltada para a leitura das manifestações ocidentais para ler um quadrinho japonês, é necessário estudar o trabalho de Haroldo de Campos com o Método Ideogrâmico, que consiste em aplicar a analogia presente na formação das palavras da Língua Sino-japonesa (ideogramas ou kanjis) à construção dos poemas concretos. A própria escrita dos ideogramas é uma manifestação estética tradicional, denominada Shodo. Dessa forma, é possível uma aproximação entre a Estética Japonesa (o conceito de Wabi-Sabi) e a Poesia Concreta, o que possibilita o uso das Funções de Linguagem para ler os mangás. Por meio da análise, pôde-se constatar que o mangá em questão possui um caráter estético, visto que a obra opera com a dominância da Função Poética da Linguagem. Portanto, além de um produto que atende os anseios dos consumidores do mercado de mangás do gênero mecha, Neon Genesis Evangelion carrega consigo elementos da tradição estética milenar japonesa, transformando-se em uma referência para os artistas do meio.
     
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