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Título:  
  Possibilidades e contribuições do lúdico na construção do conhecimento sobre meio ambiente e saúde: experiências de educação ambiental no ensino fundamental da Escola Municipal Elza Rogério...
Autor:  
  Maria Aparecida Alves de Oliveira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNEC/MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  384
Resumo  
  Educar para a construção de uma sociedade sustentável é o princípio que fundamenta o conceito de Educação Ambiental na atualidade. A partir de 1999, com a lei que estabeleceu a Política Nacional de Educação Ambiental, inaugurou-se o enfoque humanista, a concepção do meio ambiente em sua totalidade, o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural, a abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais. A proposta deste trabalho é analisar a relevância de atividades lúdicas (jogos e brincadeiras) na aprendizagem de alunos do ensino fundamental, para a adoção e o desenvolvimento dos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Meio Ambiente e Saúde e a sua interdependência, verificando a aplicabilidade destes na Escola Municipal Elza Rogério – Muriaé, MG. Foram realizadas atividades pautadas em proposta lúdica e atividades realizadas pela professora de Ciências da Escola utilizando-se o livro didático e a proposta tradicional de ensino em sala de aula. O estudo foi efetivado com dois grupos, sendo cada um deles composto por duas turmas de 4ª. série do Ensino Fundamental. Foi realizada a escolha aleatória de alunos para a divisão em dois grupos, visando a aplicação da proposta lúdica para um grupo e a aplicão da proposta aqui denominada “tradicional” para outro grupo. Os alunos participantes preencheram um questionário com perguntas relativas a concepções pessoais sobre Meio Ambiente e Saúde, com ênfase na dengue, antes e após a proposta lúdica e a proposta tradicional. Os resultados indicam que as atividades lúdicas ligadas ao meio ambiente e à saúde são um importante componente para o desenvolvimento de comportamentos ecológicos, de forma a melhorar a relação homem/natureza, o reconhecimento dos problemas ambientais e sua relação com os problemas de saúde coletiva.
     
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