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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
41,46
MB
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Título: |
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Tecendo educação ambiental para a escola com alunos e alunas de Limpo Grande (Várzea Grande, Mato Grosso) |
Autor: |
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Imara Pizzato Quadros
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFMT/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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1.087 |
Resumo |
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O presente trabalho foi realizado com alunos e alunas da Escola de Limpo Grande,
localizada no município de Várzea Grande, no estado de Mato Grosso. A sala
participante compunha dezenove alunos e se configurava em uma sala
multisseriada, do Ensino Fundamental. O objetivo foi estudar o saber não
escolarizado (local) dos estudantes sobre Meio Ambiente como um solo fértil para a
Educação Ambiental se dar na Educação Escolar. O tema deste trabalho de
pesquisa foi tratado dentro de um quadro teórico, cuja moldura, foi a Educação
Ambiental, em permanente conjunção com a questão do Saber Local/ Nãoescolarizado,
que é cultural e a Educação se constitui parte importante. Utilizou-se
como base metodológica os instrumentos focais de recolha: Desenho (como dado
não-verbal) e Caminhada na idéia de conversa informal com os discentes da escola.
Ambas as atividades revelaram que no bojo do saber infantil há concepções já
construídas e incorporadas sobre Meio Ambiente, embora não de forma clara no
sentido conceitual pronto e acabado, e nem crítico, mas se presentifica a idéia de um
conceito. Produto que se desvelou patente à possibilidade de se poder partir da
noção inicial infantil e rumar ao enraízamento da Educação Ambiental na escola.
Todo este conhecimento percebido neste trajeto investigatório foi entendido como
sensibilizador, num diálogo entre o saber não escolarizado e o escolarizado,
oferecendo voz, garantia ao jeito de ser criança na cultura local e nas discussões
maiores de equilíbrio e conservação ambiental, biodiversidade e da identidade
cultural. |
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