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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
532,72
KB
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Título: |
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Alfabetizar e qualificar o orelha-seca e o meia-colher: um desafio político pedagógico para a construção civil: a experiência da Concremax com alfabetização de jovens trabalhadores em Cuiabá/MT |
Autor: |
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Neiva Terezinha Pelissari
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFMT/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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244 |
Resumo |
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A construção civil é conhecida como o setor da economia brasileira que emprega o
maior número de trabalhadores analfabetos ou semi-analfabetos e com pouca ou nenhuma
qualificação profissional. O presente estudo se dá com os jovens trabalhadores que
desempenham funções que não necessita de nenhuma qualificação. São os serventes e
ajudantes conhecidos dentro do ramo da construção civil, como orelha-seca e o meia-colher,
que participaram de programas de alfabetização e qualificação da empresa. O objetivo do
deste trabalho foi analisar como esses jovens trabalhadores da construção civil lidaram com os
programas de alfabetização e qualificação oferecidos pela empresa construtora. Um dos
objetivos declarado da empresa em investir educação e qualificação de seus funcionários é a
obtenção das cerificações ISOs 9000 e PBPQ-h. De natureza qualitativa a pesquisa foi
desenvolvida a partir de um entendimento sobre a Educação de Jovens e Adultos, sua relação
com a Educação Popular e a preparação dos jovens para o mercado de trabalho da construção
civil. Foram utilizados questionários e entrevista semi-estruturada. O estudo demonstrou que
os jovens trabalhadores da construção civil habitualmente participam do processo de
qualificação na empresa. Na conclusão deste trabalho poderemos verificar a importância que
estes trabalhadores tem no processo produtivo da indústria da construção civil e que existe
contradições políticas e pedagógicas entre os interesses da empresa e dos trabalhadores. |
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