Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  532,72 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Alfabetizar e qualificar o orelha-seca e o meia-colher: um desafio político pedagógico para a construção civil: a experiência da Concremax com alfabetização de jovens trabalhadores em Cuiabá/MT
Autor:  
  Neiva Terezinha Pelissari   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFMT/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  244
Resumo  
  A construção civil é conhecida como o setor da economia brasileira que emprega o maior número de trabalhadores analfabetos ou semi-analfabetos e com pouca ou nenhuma qualificação profissional. O presente estudo se dá com os jovens trabalhadores que desempenham funções que não necessita de nenhuma qualificação. São os serventes e ajudantes conhecidos dentro do ramo da construção civil, como orelha-seca e o meia-colher, que participaram de programas de alfabetização e qualificação da empresa. O objetivo do deste trabalho foi analisar como esses jovens trabalhadores da construção civil lidaram com os programas de alfabetização e qualificação oferecidos pela empresa construtora. Um dos objetivos declarado da empresa em investir educação e qualificação de seus funcionários é a obtenção das cerificações ISO’s 9000 e PBPQ-h. De natureza qualitativa a pesquisa foi desenvolvida a partir de um entendimento sobre a Educação de Jovens e Adultos, sua relação com a Educação Popular e a preparação dos jovens para o mercado de trabalho da construção civil. Foram utilizados questionários e entrevista semi-estruturada. O estudo demonstrou que os jovens trabalhadores da construção civil habitualmente participam do processo de qualificação na empresa. Na conclusão deste trabalho poderemos verificar a importância que estes trabalhadores tem no processo produtivo da indústria da construção civil e que existe contradições políticas e pedagógicas entre os interesses da empresa e dos trabalhadores.
     
    Baixar arquivo