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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
650,97
KB
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Título: |
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A formação de professores no ensino de filosofia para crianças em quatro escolas de Cuiabá - Mato Grosso: uma análise reflexiva e dialógica |
Autor: |
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Nivanda França Araújo
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFMT/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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402 |
Resumo |
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O Ensino de Filosofia para Crianças ocupa hoje espaço no currículo de muitas escolas
públicas e particulares de Cuiabá-MT. Sabendo da necessidade da formação de um educador
que conheça os fundamentos da Filosofia para Crianças e da Educação para o Pensar, se
apresenta o objetivo central deste trabalho. O propósito desta pesquisa de cunho teórico e
investigativo fundamenta-se no método qualitativo na busca de elementos para o
conhecimento e compreensão de como se apresenta o ensino de Filosofia para Crianças no
cotidiano de quatro escolas de Cuiabá MT, sendo duas escolas da rede pública e duas da
rede particular de ensino, utilizando como critério que os Projetos Políticos Pedagógicos ou
Propostas Pedagógicas contemplassem em seus pressupostos o ensino de Filosofia para
Crianças. Foram pesquisados sujeitos que atuavam no primeiro ciclo e no segundo ciclo do
ensino fundamental I a IV. O resultado da pesquisa identificou do perfil dos oito profissionais
que trabalhavam no ensino de Filosofia para Crianças nas escolas pesquisadas, bem como os
procedimentos pedagógicos, revelando as referências teóricas que sustentam suas práticas,
identificando o material estruturado utilizado no encaminhamento do desenvolvimento do
pensar e a prática da educação filosófica usada em sala de aula. Neste sentido, para que o
ensino de Filosofia para Crianças se efetive de forma plena, faz-se necessário que esta seja
uma opção determinada quanto ao currículo das escolas públicas e particulares de Cuiabá
MT. Quanto ao professor necessário para o ensino da Filosofia para Crianças este deve ser
competente na teoria e prática de um pensar superior, capaz de construir e reger uma
Comunidade de Investigação e de criar um clima apropriado e prazeroso do processo
investigação-ensino-aprendizagem de construção de conhecimentos e desenvolvimento de
habilidades cognitivas, pela provocação de perguntas intrigantes e instigantes, oportunizando
o fortalecimento do pensar no diálogo interativo, levando os alunos a compreenderem e
reconhecerem a complexidade do ser e do saber, tanto a complexidade e unicidade na
diversidade do universo-cosmo como de seu próprio universo-pessoa. É este processo que vai
fortalecer sua competência de autonomia, de sua respectiva resistência ao intolerável, pela
denúncia deste e a anunciação do dever-ser, que são valiosas competências da cidadania
democrática, dialógica e reflexiva.. |
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