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Título:  
  A formação de professores no ensino de filosofia para crianças em quatro escolas de Cuiabá - Mato Grosso: uma análise reflexiva e dialógica
Autor:  
  Nivanda França Araújo   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFMT/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  204
Resumo  
  O Ensino de Filosofia para Crianças ocupa hoje espaço no currículo de muitas escolas públicas e particulares de Cuiabá-MT. Sabendo da necessidade da formação de um educador que conheça os fundamentos da Filosofia para Crianças e da Educação para o Pensar, se apresenta o objetivo central deste trabalho. O propósito desta pesquisa de cunho teórico e investigativo fundamenta-se no método qualitativo na busca de elementos para o conhecimento e compreensão de como se apresenta o ensino de Filosofia para Crianças no cotidiano de quatro escolas de Cuiabá – MT, sendo duas escolas da rede pública e duas da rede particular de ensino, utilizando como critério que os Projetos Políticos Pedagógicos ou Propostas Pedagógicas contemplassem em seus pressupostos o ensino de Filosofia para Crianças. Foram pesquisados sujeitos que atuavam no primeiro ciclo e no segundo ciclo do ensino fundamental I a IV. O resultado da pesquisa identificou do perfil dos oito profissionais que trabalhavam no ensino de Filosofia para Crianças nas escolas pesquisadas, bem como os procedimentos pedagógicos, revelando as referências teóricas que sustentam suas práticas, identificando o material estruturado utilizado no encaminhamento do desenvolvimento do pensar e a prática da educação filosófica usada em sala de aula. Neste sentido, para que o ensino de Filosofia para Crianças se efetive de forma plena, faz-se necessário que esta seja uma opção determinada quanto ao currículo das escolas públicas e particulares de Cuiabá – MT. Quanto ao professor necessário para o ensino da Filosofia para Crianças este deve ser competente na teoria e prática de um pensar superior, capaz de construir e reger uma Comunidade de Investigação e de criar um clima apropriado e prazeroso do processo investigação-ensino-aprendizagem de construção de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades cognitivas, pela provocação de perguntas intrigantes e instigantes, oportunizando o fortalecimento do pensar no diálogo interativo, levando os alunos a compreenderem e reconhecerem a complexidade do ser e do saber, tanto a complexidade e unicidade na diversidade do universo-cosmo como de seu próprio universo-pessoa. É este processo que vai fortalecer sua competência de autonomia, de sua respectiva resistência ao intolerável, pela denúncia deste e a anunciação do dever-ser, que são valiosas competências da cidadania democrática, dialógica e reflexiva..
     
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