Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  740,47 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  O ensino superior de história na Paraíba (1952/1974): aspectos acadêmicos e Institucionais
Autor:  
  Francisco Chaves Bezerra   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPB/J.P./HISTÓRIA
Área Conhecimento  
  HISTÓRIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  825
Resumo  
  Esse trabalho tem como objetivo fazer um estudo sobre a formação do profissional de história em instituições de nível superior na Paraíba, de 1952 a 1974. O recorte temporal tem como justificativa a implantação do primeiro curso que se propôs formar professores de História para atuarem no mercado de trabalho, isso ocorreu com o funcionamento do curso de Geografia e História, em 1952, na Faculdade de Filosofia da Paraíba (FAFI). O período se estende até 1974, ano em que se realizou a Reforma Cêntrica, quando a estrutura universitária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) passou a ser organizada em Centros. Em primeiro lugar, abordamos a implantação do Ensino Superior na Paraíba, desde o Império, com as primeiras escolas de Ensino Superior, passando pela fundação das primeiras Universidades brasileiras, até o surgimento do Ensino Superior na Paraíba com as escolas e faculdades isoladas (fim da década de 1940, início da década de 1950), sua estadualização com a criação da Universidade da Paraíba (1955) e a federalização desta em 1960. Em um segundo momento, nosso enfoque esteve voltado para as Reformas no ensino superior brasileiro a partir da década de 1960, notadamente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1961 e a Reforma Universitária de 1968, destacando suas implicações na UFPB e no ICFCH, onde passou a funcionar o curso de História após a reforma de 1968. Para melhor entendimento do momento histórico em que se processaram essas reformas, discutimos a crise do Estado populista, enfatizando o governo João Goulart e suas reformas, o movimento estudantil e suas reivindicações, o golpe militar e sua ação repressiva perante a sociedade. Por fim, detivemo-nos com a formação do profissional de História, em que avaliamos que tipo de profissional o curso de História formou no período abordado. Dessa forma, procuramos situar o debate que se estabelece entre historiadores e historiadores da educação a respeito do Ensino de História, relação com a pesquisa e os reflexos dessa relação ou ausência dela na formação do profissional de nível superior no período de implantação e consolidação das instituições de Ensino Superior que deram origem ao curso de História da UFPB.
     
    Baixar arquivo