|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,95
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Desenvolvimento de um programa de ensino de física térmica para o nível médio |
Autor: |
|
Walter Romero Ramos E Silva Júnior
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFRN/ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
Área Conhecimento |
|
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
228 |
Resumo |
|
Neste trabalho de mestrado, detemos nossa pesquisa na elaboração e implementação de planos de aula, que pudessem contribuir para estimular a participação e o interesse dos alunos nas aulas de física. Utilizamos como principal recurso didático, textos provenientes da Internet, que proporcionasse aos estudantes acesso a leitura envolvendo conteúdos científicos, tentando amenizar a falta de qualquer forma de material didático de ciências para os alunos. Pudemos constatar também, deficiências por parte dos educandos, em atividades que envolviam leitura e interpretação de textos, o que nos preocupou bastante enquanto educador e nos motivou a provocar mudanças neste quadro. As atividades aqui propostas foram elaboradas e aplicadas numa turma do segundo ano do nível médio, atendendo conteúdos de física térmica mas com um enfoque interdisciplinar. Cada plano de aula proporcionou participação ativa de cada estudante, seja na realização de tarefas solicitadas ou na participação de discussões em sala de aula. Os resultados mais expressivos desta pesquisa foram aumento na participação dos alunos nas atividades fora e dentro da classe e uma mudança na forma de pensar e elaborar soluções para determinados problemas. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|