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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
19,84
MB
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Título: |
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Uma experiência de educação patrimonial na cidade de João Pessoa: o processo de elaboração das 'Cartilhas do Patrimônio' pelo IPHAEP (1980-2003) |
Autor: |
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Maria Ivonilde Mendonca Targino
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPB/J.P./HISTÓRIA |
Área Conhecimento |
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HISTÓRIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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872 |
Resumo |
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A pesquisa recuperou o processo de elaboração/produção da Cartilha do Patrimônio:
Centro Histórico de João Pessoa, editada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico do Estado da Paraíba, em 2002 e 2003, desde a confecção de seu texto original,
nos anos de 1980, até sua aplicação nas escolas, no início do ano letivo de 2003, como
iniciativa pioneira no estado da Paraíba. Seu foco temático está no estudo do processo
histórico de elaboração da noção de educação patrimonial e de seus instrumentos, no
interior dos órgãos públicos estatais, gestores da preservação do patrimônio cultural, tanto
em nível nacional quanto em nível estadual/local. Esta pesquisa não realizou uma coleta de
dados quantitativos para aferição do alcance e eficácia da cartilha, que subsidiasse uma
avaliação de sua repercussão no âmbito das políticas públicas de preservação. Tratou, sim,
de situar historicamente o processo, pela pesquisa de documentos de domínio público, da
bibliografia existente sobre o tema e, com a metodologia da história oral, de depoimentos -
testemunhos vivos para aprofundar uma reflexão sobre essa experiência. Foram
analisadas as duas edições da cartilha, visando-se à identificação das razões, sentidos e
significados desse suporte educativo, como prática preservacionista e instrumento de
alfabetização cultural, realizada pela instituição (IPHAEP) em conexão com o espaço
escolar (Escola), na intermediação da Delimitação do Centro Histórico e a Educação
Patrimonial. A pesquisa procura contribuir na resposta aos questionamentos sobre o papel
da preservação patrimonial para a história e sobre como o patrimônio cultural poderá
oferecer à sociedade um referencial para a construção de sua historicidade e de sua
identidade. Ao questionar a preservação inserida na dinâmica do movimento da história,
chega-se a um melhor entendimento de como se engendra a Cultura Histórica. Com este
propósito destaca-se a importância do papel da Memória na trajetória de configuração do
Patrimônio Cultural e a sua necessária inclusão no campo do conhecimento histórico do
currículo de educação formal. |
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