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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
988,43
KB
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Título: |
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Efeitos de instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais |
Autor: |
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Joao Fernando Rech Wachelke
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSC/PSICOLOGIA |
Área Conhecimento |
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PSICOLOGIA |
Nível |
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Mestrado
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Acessos: |
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980 |
Resumo |
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O estudo teve por objetivo verificar o efeito de variações nas instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais. Foi realizado um estudo experimental com delineamento 2 x 2; com manipulação de duas variáveis: saliência grupal (com e sem saliência grupal nas instruções) e formato de resposta (tarefas discursivas ou evocações livres). Participaram do estudo 384 estudantes de enfermagem de Florianópolis; todos do sexo feminino. Elas responderam a questões abertas sobre a representação do envelhecimento; com alterações nas instruções conforme as modalidades das variáveis independentes. Para análise dos dados; foram realizadas: análise prototípica; análise de correspondências; testes qui quadrado e de Fisher; testes t; ANOVA e análise de similitude. Instruções com saliência grupal favoreceram a expressão de elementos representacionais ligados à função do enfermeiro; enquanto que foi verificado que; para a variável formato de resposta; as evocações livres favoreceram respostas sobre conseqüências e eventos relacionados ao envelhecimento; e a modalidade resposta discursiva exigiu que os participantes definissem-no antes; gerando dados que poderiam ser interpretados com viés caso fossem empregadas técnicas analíticas isoladas. São discutidas decorrências de efeitos do contexto interacional para pesquisas em representações sociais. |
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