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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
453,84
KB
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Título: |
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Abuso sexual infantil: conseqüências cognitivas e emocionais |
Autor: |
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Jeane Lessinger Borges
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRGS/PSICOLOGIA |
Área Conhecimento |
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PSICOLOGIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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696 |
Resumo |
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Esta dissertação teve por objetivo investigar variáveis cognitivas e emocionais em meninas
vítimas de abuso sexual infantil (ASI), observando as relações entre ASI, Transtorno de
Estresse Pós-Traumático (TEPT) e desempenho em funções cognitivas. Para isso, foram
organizados três artigos, sendo um teórico e dois empíricos. O primeiro estudo apresenta
uma revisão teórica sobre as relações entre ASI, TEPT e disfunção cognitiva. O segundo
estudo avaliou o funcionamento cognitivo (memória; atenção e flexibilidade
cognitiva/funções executivas) em um grupo de meninas vítimas de ASI (n=12) e
comparou-o a um grupo controle (n=16). O terceiro estudo investigou a presença de
sintomas emocionais e comportamentais em 16 meninas vítimas de ASI; bem como
indicadores de risco à ocorrência do ASI nas famílias destas participantes. Foi observada
uma alta manifestação de TEPT e um maior número de erros na tarefa de atenção visual
concentrada; no grupo de vítimas de ASI; quando comparado ao grupo controle. Estes
resultados ressaltam a importância de intervenções psicoterapêuticas e neuropsicológicas
junto a esta população. |
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