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Título:  
  Alma do espetáculo ou público pagante? uma análise culturológica sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa
Autor:  
  David Cintra Sobrinho   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNESP/BAU/COMUNICAÇÃO
Área Conhecimento  
  COMUNICAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Acessos:  
  671
Resumo  
  A presente dissertação apresenta uma análise com bases em teorias culturalistas sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa. Dividido em quatro capítulos; o texto inicialmente reflete sobre questões teóricas e metodológicas acerca da mídia e sua importância enquanto espaço de construção de significados e identificações. Busca-se um diálogo entre conceitos de duas correntes distintas de análise da comunicação: a Teoria Crítica e os Estudos Culturais. Ainda no campo conceitual abordam-se parâmetros lingüísticos como referência para análises de fenômenos midiáticos e a idéia de jogo. Apresenta-se ainda as origens do futebol no mundo e no Brasil. A partir destes pressupostos busca-se compreender quem são os torcedores enquanto sujeitos sociais; simbolicamente construídos. Acrescenta-se uma trajetória histórica sobre os modos de torcer e as relações conflituosas entre torcedores e mídia. Para finalizar; são apresentadas impressões de torcedores de futebol; que possuem em comum o fato de serem também leitores de uma mesma publicação - especificamente; a editoria de esportes do Jornal da Cidade – e que por suas posturas são representativos do campo receptivo. Após o percurso analítico; nota-se que o torcedor é representativo do universo futebolístico; porém; nem sempre é assim percebido na mídia impressa; em que aparece como sujeito passivo; sem voz ativa; apesar de sua representatividade no fenômeno futebol-espetáculo. Identifica-se assim uma lacuna no jornalismo esportivo impresso; em que se desconsidera a voz dos torcedores; sujeitos-chaves para a configuração do futebol enquanto espetáculo e para quem o jornalista escreve.
     
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