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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
15.91
MB
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Título: |
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Escola cidadã: dos perigos de sujeição à verdade |
Autor: |
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Luciane Uberti
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRGS/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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998 |
Resumo |
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Esta tese analisa o discurso da Escola Cidadã; tal como sancionado nos Cadernos Pedagógicos publicados pela Prefeitura Municipal de Educação de Porto Alegre [POA/SMED; 1995b; 1996c; 2000b]. Para tanto; faz uso das ferramentas operatórias da produção de Michel Foucault; na tentativa de proceder a uma crítica genealógica por meio de uma análise de discurso. A prática discursiva da Escola Cidadã; ao responder às questões centrais do campo educacional que se referem ao conteúdo a ser ensinado; à forma como isso deve ser feito e ao tipo de sujeito que aspira formar ; articula a tríade poder-saber-sujeito; enunciando e dando visibilidade à verdade pedagógica do tempo presente. É por esse motivo que o presente trabalho analisa a forma pela qual tal prática discursiva torna visível e enunciável determinadas forças de poder; ao demarcar relações e posições sociais; um certo discurso de verdade; na forma pela qual estabelece assertivas verdadeiras; algumas modalidades de subjetividade; ao fazer proposições educativas para diferentes sujeitos; e específicas formas de saber; por meio de conhecimentos pedagógicos destinados a resolver urgências educacionais. Nesta trajetória; considerando-se que o trabalho do intelectual específico consiste numa forma de luta em relação ao poder de verdade de um discurso; a tentativa foi a de problematizar os perigos de sujeição à verdade cidadã. Esta tese sugere; ao finalizar; que se trata de uma luta própria à tarefa crítica do pensamento; o qual fornece condições de resistência às formas de sujeição; dobrando a força da verdade e fazendo experimentar novas formas de ser sujeito. |
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