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Título:  
  Escola cidadã: dos perigos de sujeição à verdade
Autor:  
  Luciane Uberti   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRGS/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  998
Resumo  
  Esta tese analisa o discurso da Escola Cidadã; tal como sancionado nos Cadernos Pedagógicos publicados pela Prefeitura Municipal de Educação de Porto Alegre [POA/SMED; 1995b; 1996c; 2000b]. Para tanto; faz uso das ferramentas operatórias da produção de Michel Foucault; na tentativa de proceder a uma crítica genealógica por meio de uma análise de discurso. A prática discursiva da Escola Cidadã; ao responder às questões centrais do campo educacional – que se referem ao conteúdo a ser ensinado; à forma como isso deve ser feito e ao tipo de sujeito que aspira formar –; articula a tríade poder-saber-sujeito; enunciando e dando visibilidade à verdade pedagógica do tempo presente. É por esse motivo que o presente trabalho analisa a forma pela qual tal prática discursiva torna visível e enunciável determinadas forças de poder; ao demarcar relações e posições sociais; um certo discurso de verdade; na forma pela qual estabelece assertivas verdadeiras; algumas modalidades de subjetividade; ao fazer proposições educativas para diferentes sujeitos; e específicas formas de saber; por meio de conhecimentos pedagógicos destinados a resolver urgências educacionais. Nesta trajetória; considerando-se que o trabalho do intelectual específico consiste numa forma de luta em relação ao poder de verdade de um discurso; a tentativa foi a de problematizar os perigos de sujeição à verdade cidadã. Esta tese sugere; ao finalizar; que se trata de uma luta própria à tarefa crítica do pensamento; o qual fornece condições de resistência às formas de sujeição; dobrando a força da verdade e fazendo experimentar novas formas de ser sujeito.
     
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