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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.51
MB
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Título: |
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Os casos de ensino como potenciais reflexivos no desenvolvimento profissional dos professores da escola pública |
Autor: |
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Isa Mara Colombo Scarlati Domingues
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFMT/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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446 |
Resumo |
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Este estudo se insere no âmbito das pesquisas sobre a formação de professores e traz à tona
um instrumento ainda pouco explorado no auxílio ao desenvolvimento profissional dos
professores, ou seja, os casos de ensino. Os casos de ensino são narrativas de episódios
escolares que dão visibilidade às vivências dos professores que, ao analisá-los, articulam
experiências vividas e suscitam nos seus leitores reflexões sobre a docência. Utilizados
também como procedimentos metodológicos, os casos têm mostrado que podem ser utilizados
em qualquer momento do processo de aprendizagem docente, à medida que ilustram e
detalham situações da formação e atuação profissional, permitindo estabelecer relações entre
a teoria e a prática dos professores. Para a investigação, a pesquisa objetiva analisar essa
ferramenta pedagógica como metodologia provocadora de reflexões e possibilitadora do
desenvolvimento profissional da docência. Subsidiaram à pesquisa alguns teóricos, tais como:
Shulman (1992), Schön (1992), Garcia (1995); Mizukami (2000; 2002); Pérez Gomez (1987);
Alarcão (1996); Zeichner (1992; 2002); Nono (2005). Durante os trabalhos, uma grande
questão mobilizou as investigações: seriam os casos de ensino potenciais estimuladores e
disparadores de processos reflexivos capazes de possibilitar o desenvolvimento profissional
da docência, de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para
responder a questão, a metodologia que mais se adequou ao estudo foi a de abordagem
qualitativa. Os sujeitos selecionados para a investigação foram duas professoras da escola
pública, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados coletados na
investigação, através dos casos de ensino analisados pelos professores e das entrevistas,
revelaram ser possível a adoção dos casos de ensino como instrumentos para o
desenvolvimento profissional dos professores, assim como evidenciaram o potencial como
condutor de processos reflexivos, permitindo aos leitores o re-visitar de suas próprias
trajetórias, episódios e/ou eventos formativos, num movimento reflexivo possibilitador de
aprendizagens na/da docência. |
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