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Título:  
  Os casos de ensino como potenciais reflexivos no desenvolvimento profissional dos professores da escola pública
Autor:  
  Isa Mara Colombo Scarlati Domingues   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFMT/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  361
Resumo  
  Este estudo se insere no âmbito das pesquisas sobre a formação de professores e traz à tona um instrumento ainda pouco explorado no auxílio ao desenvolvimento profissional dos professores, ou seja, os casos de ensino. Os casos de ensino são narrativas de episódios escolares que dão visibilidade às vivências dos professores que, ao analisá-los, articulam experiências vividas e suscitam nos seus leitores reflexões sobre a docência. Utilizados também como procedimentos metodológicos, os casos têm mostrado que podem ser utilizados em qualquer momento do processo de aprendizagem docente, à medida que ilustram e detalham situações da formação e atuação profissional, permitindo estabelecer relações entre a teoria e a prática dos professores. Para a investigação, a pesquisa objetiva analisar essa ferramenta pedagógica como metodologia provocadora de reflexões e possibilitadora do desenvolvimento profissional da docência. Subsidiaram à pesquisa alguns teóricos, tais como: Shulman (1992), Schön (1992), Garcia (1995); Mizukami (2000; 2002); Pérez Gomez (1987); Alarcão (1996); Zeichner (1992; 2002); Nono (2005). Durante os trabalhos, uma grande questão mobilizou as investigações: seriam os casos de ensino potenciais estimuladores e disparadores de processos reflexivos capazes de possibilitar o desenvolvimento profissional da docência, de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para responder a questão, a metodologia que mais se adequou ao estudo foi a de abordagem qualitativa. Os sujeitos selecionados para a investigação foram duas professoras da escola pública, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados coletados na investigação, através dos casos de ensino analisados pelos professores e das entrevistas, revelaram ser possível a adoção dos casos de ensino como instrumentos para o desenvolvimento profissional dos professores, assim como evidenciaram o potencial como condutor de processos reflexivos, permitindo aos leitores o re-visitar de suas próprias trajetórias, episódios e/ou eventos formativos, num movimento reflexivo possibilitador de aprendizagens na/da docência.
     
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