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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
543.22
KB
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Título: |
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Memoriais e formação inicial de professores : um estudo de caso na prática de ensino |
Autor: |
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Cristiane Nadaleto
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIVALI/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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1,085 |
Resumo |
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A presente pesquisa tem por objetivo geral investigar; nos relatos expressos
nos memoriais escritos pelas acadêmicas; ao final de cada aula da disciplina de
Prática de Ensino; do curso de Pedagogia; a contribuição da formação inicial; e/ou a
disciplina de Prática de Ensino do curso de Pedagogia para a constituição da
profissionalidade docente dos futuros professores. Assim como os seguintes
objetivos específicos: identificar; nos conteúdos dos memoriais escritos pelas
acadêmicas ao final das aulas na disciplina de Prática de Ensino; que aspectos da
constituição da profissionalidade docente se evidenciam nos registros; contextualizar
a dinâmica da Prática de Ensino no curso Pedagogia da Universidade do Vale de
Itajaí; descrever a disciplina de Prática de Ensino; durante três períodos. A pesquisa
foi realizada no curso de Pedagogia - utilizando os seguintes instrumentos: registros das observações (notas de campo);
memoriais das acadêmicas; e vídeo-gravação sistemática dos encontros. A coleta
de dados foi realizada durante os três semestres letivos da disciplina de Prática de
Ensino; ou seja; do sexto ao oitavo períodos do Curso de Pedagogia; sendo os dois
semestres de 2005 e o primeiro semestre de 2006. As análises foram elaboradas a
partir dos relatos expressos nos memoriais das acadêmicas. Entretanto; com o
intuito de contextualizar ou enriquecer as análises; foram consideradas as vídeogravações.
Essas serviram de referência para entendermos alguns relatos
expressos nos memoriais; permitindo contextualizar os memoriais tanto no que se
refere a uma análise cronológica; quanto de conteúdo. A análise está dividida em
dois eixos: o primeiro eixo é mais descritivo; que serve de pano de fundo para os
relatos dos memoriais; e o segundo está centrado na análise dos relatos expressos
nos memoriais. Como referência de análise dos dados nos valemos da técnica de
análise de conteúdo. As categorias foram definidas a posteriori; ou seja; foram
definidas após a coleta dos dados e diversas leituras e interpretações. Os resultados
indicam dois blocos de categorias dos relatos mais recorrentes expressos nos
memoriais elaborados pelas acadêmicas no decorrer dos três semestres letivos da
Prática de Ensino. O primeiro bloco de categorias são os relatos mais freqüentes
nos memoriais; os quais caracterizam-se em relatos descritivos do que aconteceu
durante o encontro. O segundo bloco de categorias que contempla relatos dos
sentimentos que sentiram nos encontros. Esses dois blocos de categoriais e os
temas que constituíram as categorias evidenciam os aspectos da constituição da
profissionalidade docente das professoras em formação. |
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