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Pesquisa Básica
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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Memoriais e formação inicial de professores : um estudo de caso na prática de ensino
Autor:  
  Cristiane Nadaleto   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIVALI/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  1.052
Resumo  
  A presente pesquisa tem por objetivo geral investigar; nos relatos expressos nos memoriais escritos pelas acadêmicas; ao final de cada aula da disciplina de Prática de Ensino; do curso de Pedagogia; a contribuição da formação inicial; e/ou a disciplina de Prática de Ensino do curso de Pedagogia para a constituição da profissionalidade docente dos futuros professores. Assim como os seguintes objetivos específicos: identificar; nos conteúdos dos memoriais escritos pelas acadêmicas ao final das aulas na disciplina de Prática de Ensino; que aspectos da constituição da profissionalidade docente se evidenciam nos registros; contextualizar a dinâmica da Prática de Ensino no curso Pedagogia da Universidade do Vale de Itajaí; descrever a disciplina de Prática de Ensino; durante três períodos. A pesquisa foi realizada no curso de Pedagogia - utilizando os seguintes instrumentos: registros das observações (notas de campo); memoriais das acadêmicas; e vídeo-gravação sistemática dos encontros. A coleta de dados foi realizada durante os três semestres letivos da disciplina de Prática de Ensino; ou seja; do sexto ao oitavo períodos do Curso de Pedagogia; sendo os dois semestres de 2005 e o primeiro semestre de 2006. As análises foram elaboradas a partir dos relatos expressos nos memoriais das acadêmicas. Entretanto; com o intuito de contextualizar ou enriquecer as análises; foram consideradas as vídeogravações. Essas serviram de referência para entendermos alguns relatos expressos nos memoriais; permitindo contextualizar os memoriais tanto no que se refere a uma análise cronológica; quanto de conteúdo. A análise está dividida em dois eixos: o primeiro eixo é mais descritivo; que serve de pano de fundo para os relatos dos memoriais; e o segundo está centrado na análise dos relatos expressos nos memoriais. Como referência de análise dos dados nos valemos da técnica de análise de conteúdo. As categorias foram definidas a posteriori; ou seja; foram definidas após a coleta dos dados e diversas leituras e interpretações. Os resultados indicam dois blocos de categorias dos relatos mais recorrentes expressos nos memoriais elaborados pelas acadêmicas no decorrer dos três semestres letivos da Prática de Ensino. O primeiro bloco de categorias são os relatos mais freqüentes nos memoriais; os quais caracterizam-se em relatos descritivos do que aconteceu durante o encontro. O segundo bloco de categorias que contempla relatos dos sentimentos que sentiram nos encontros. Esses dois blocos de categoriais e os temas que constituíram as categorias evidenciam os aspectos da constituição da profissionalidade docente das professoras em formação.
     
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