Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  1,12 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A formação dos profissionais de saúde nas equipes multiprofissionais : sobre a invenção de modos de trabalhar em saúde mental
Autor:  
  Ana Carolina Rios Simoni   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRGS/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  526
Resumo  
  A presente pesquisa buscou problematizar as possibilidades de produção de novos modos de trabalhar em saúde mental a partir da criação de dispositivos multiprofissionais de formação em saúde. Para tanto; elegeu-se como campo empírico os espaços de formação em serviço do Programa de Residência Médica (ênfases em psiquiatria e em medicina da família e comunidade) e do Programa de Residência Integrada em Saúde (ênfases em saúde mental e saúde da família e comunidade) de uma instituição da rede pública de saúde da cidade de Porto Alegre. Os participantes da pesquisa foram preceptores e residentes dos programas e ênfases mencionados. A construção do objeto de investigação partiu; por um lado; de uma perspectiva histórico-crítica que colocou em relação a constituição da família moderna e a inscrição da loucura no registro da doença mental. E; por outro; da consideração das novas diretrizes; construídas a partir da Reforma Sanitária e da Reforma Psiquiátrica brasileiras; que buscam inserir as práticas em saúde mental nos espaços de atenção à família e à comunidade; como possibilidade de efetivar a desinstitucionalização da atenção ao sofrimento psíquico. O estudo organizou-se em torno de três eixos. No primeiro; construiu-se uma possível história dos modos de trabalhar em saúde mental. Discutimos as relações entre os discursos científicos sobre saúde e os modos de vida contemporâneos; a partir; principalmente; dos aportes de Michel Foucault sobre o biopoder e de Hannah Arendt sobre a tomada do espaço público pela esfera social. Situamos o contexto de reformas na saúde pública brasileira; bem como contextualizamos a implementação dos espaços de formação multiprofissional na instituição pesquisada. Em seguida; passamos a uma reflexão acerca do campo de experiência dos profissionais em formação. Nesse momento do trabalho; os aportes de Freud; Lacan; Todorov e Derrida foram decisivos; inclusive; para a apresentação de nosso método de pesquisa. Por fim; buscamos realizar uma discussão em torno da ética; que incluiu a apresentação dos percursos singulares dos residentes; construídos a partir das suas narrativas sobre as vivências nos espaços de formação. A construção desse terceiro eixo contou; principalmente; com as contribuições do pensamento lacaniano a respeito da ética; articulado às elaborações dos demais autores presentes no estudo. Nesse ponto; sublinhamos a dimensão trágica da clínica em oposição aos saberes e práticas normativos e totalizadores para; por fim; delinearmos desafios e possibilidades para a invenção de modos de trabalhar em saúde que acolham a existência.
     
    Baixar arquivo