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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,12
MB
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Título: |
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A formação dos profissionais de saúde nas equipes multiprofissionais : sobre a invenção de modos de trabalhar em saúde mental |
Autor: |
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Ana Carolina Rios Simoni
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRGS/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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526 |
Resumo |
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A presente pesquisa buscou problematizar as possibilidades de produção de novos modos de trabalhar em saúde mental a partir da criação de dispositivos multiprofissionais de formação em saúde. Para tanto; elegeu-se como campo empírico os espaços de formação em serviço do Programa de Residência Médica (ênfases em psiquiatria e em medicina da família e comunidade) e do Programa de Residência Integrada em Saúde (ênfases em saúde mental e saúde da família e comunidade) de uma instituição da rede pública de saúde da cidade de Porto Alegre. Os participantes da pesquisa foram preceptores e residentes dos programas e ênfases mencionados. A construção do objeto de investigação partiu; por um lado; de uma perspectiva histórico-crítica que colocou em relação a constituição da família moderna e a inscrição da loucura no registro da doença mental. E; por outro; da consideração das novas diretrizes; construídas a partir da Reforma Sanitária e da Reforma Psiquiátrica brasileiras; que buscam inserir as práticas em saúde mental nos espaços de atenção à família e à comunidade; como possibilidade de efetivar a desinstitucionalização da atenção ao sofrimento psíquico. O estudo organizou-se em torno de três eixos. No primeiro; construiu-se uma possível história dos modos de trabalhar em saúde mental. Discutimos as relações entre os discursos científicos sobre saúde e os modos de vida contemporâneos; a partir; principalmente; dos aportes de Michel Foucault sobre o biopoder e de Hannah Arendt sobre a tomada do espaço público pela esfera social. Situamos o contexto de reformas na saúde pública brasileira; bem como contextualizamos a implementação dos espaços de formação multiprofissional na instituição pesquisada. Em seguida; passamos a uma reflexão acerca do campo de experiência dos profissionais em formação. Nesse momento do trabalho; os aportes de Freud; Lacan; Todorov e Derrida foram decisivos; inclusive; para a apresentação de nosso método de pesquisa. Por fim; buscamos realizar uma discussão em torno da ética; que incluiu a apresentação dos percursos singulares dos residentes; construídos a partir das suas narrativas sobre as vivências nos espaços de formação. A construção desse terceiro eixo contou; principalmente; com as contribuições do pensamento lacaniano a respeito da ética; articulado às elaborações dos demais autores presentes no estudo. Nesse ponto; sublinhamos a dimensão trágica da clínica em oposição aos saberes e práticas normativos e totalizadores para; por fim; delinearmos desafios e possibilidades para a invenção de modos de trabalhar em saúde que acolham a existência. |
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