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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
15,20
MB
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Título: |
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Revisão de metodologias de avaliação ergonômica aplicadas a carteira escolar: uma abordagem analítica e comparativa |
Autor: |
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Sileide Aparecida de Oliveira Paccola
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESP/BAU/DESENHO INDUSTRIAL |
Área Conhecimento |
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DESENHO INDUSTRIAL |
Nível |
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Mestrado
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Acessos: |
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1.128 |
Resumo |
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A revisão histórica da educação e das artes da idade antiga; média e do renascimento; revela neste estudo; que o surgimento de um mobiliário especificamente escolar; só acontece nas escolas cristãs da idade média. Nas escolas particulares; esse mobiliário surge no século XIII e perdura até o século XX; quando surgem mudanças realmente importantes. Através da caracterização da carteira escolar como posto de trabalho é possível entender e justificar a abordagem do Design e da ergonomia; para que se fundamente o estudo de metodologias de avaliação ergonômica aplicadas a mesma. O Presente trabalho tem como objetivo identificar os critérios para avaliação ergonômica dirigida a carteira escolar e aplicá-los novamente neste contexto; a fim de estudar seu desempenho e resultados. Para tanto; foi realizada uma comparação das metodologias revisadas a partir de um quadro descritivo-analítico; onde as referidas metodologias foram detalhadas. O resultado dessa análise demonstra que ocorre uma priorização de critérios por parte da maioria das metodologias estudadas. Entretanto; foi possível observar que em duas das amostras; mais de 50% dos critérios foram satisfatoriamente preenchidos. Esse fator torna relevante considerar não só os aspectos biomecânicos e antropométricos; mas o conjunto de elementos que interferem direta e indiretamente no nível da relação aluno x carteira escolar. A aplicação dos critérios ocorreu através da utilização do método Ergonomic Workplace Analysis EWA; por se mostrar estruturalmente correspondente a relação dos mesmos; apresentando uma característica de abordagem ampla. O caráter amplo de abordagem do EWA não permitiu identificar elementos específicos de inadequação; mas apontou as áreas onde possivelmente ocorrem problemas na interação do aluno com a carteira. Por conta disso; observa-se que para se obter eficiência na avaliação da carteira escolar; utilizando-se do EWA; seria necessário associá-lo a outro método de avaliação específica do aspecto a ser estudado |
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