|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1.09
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Autismo na escola: ação e reflexão do professor |
Autor: |
|
Mara Lago
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFRGS/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Acessos: |
|
5,417 |
Resumo |
|
A pesquisa intitulada Autismo na escola: ação e reflexão do professor analisa as ações pedagógicas desenvolvidas por professores para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular. O objetivo deste estudo é evidenciar como o professor constitui as estratégias que beneficiam o processo de aprendizagem do aluno incluído; contribuindo; assim; para a formação de professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se desenvolveu através de dois estudos de caso na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Os procedimentos incluem observações do cotidiano de sala de aula e entrevistas com as professoras. A inserção no campo de estudo realizou-se durante três meses; no segundo semestre de 2006. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética e suas possíveis relações com a temática da pesquisa; com o objetivo de difundir e explorar a potencialidade dos conceitos desenvolvidos na obra de Jean Piaget para a discussão das estratégias de aprendizagem no âmbito da inclusão. Com relação à aprendizagem; apresentam-se autores que desenvolvem os conceitos piagetianos aplicados aos processos cognitivos de crianças com autismo. Com relação à inclusão; destacaram-se as formulações sobre a lógica de classes e relações; a constituição de valores de troca nas interações e o conceito de tomada de consciência. As conclusões indicam que as professoras constituem suas estratégias de trabalho a partir da relação que têm com os alunos. Estas estratégias se caracterizam principalmente pela flexibilidade no planejamento e na execução das atividades; que são pautadas segundo os interesses e facilidades da criança com necessidades especiais; visando a incentivar sua participação e interação com os colegas. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|