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Título:  
  Alienação no trabalho docente? o professor no centro da contradição
Autor:  
  Denise Vieira da Silva Lemos   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFBA/CIÊNCIAS SOCIAIS
Área Conhecimento  
  SOCIOLOGIA
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  719
Resumo  
  O objetivo geral do estudo é analisar o processo de trabalho docente no âmbito da Universidade Federal da Bahia, no contexto das transformações operadas à luz das políticas neoliberais do estado. O problema central da investigação é identificar se existe a configuração de um processo de alienação do trabalho docente, a despeito de ser um trabalho, cujo objetivo é emancipar o ser humano. Busca identificar se ocorreu um processo de flexibilização e precarização do trabalho, a partir da implantação progressiva dessas políticas no ensino superior, atingindo de forma significativa, o papel da Universidade de produtora do conhecimento, o seu centramento nas necessidades da maioria da população e a sua autonomia de gestão.Partindo do debate Hegel/Marx sobre alienação e das contribuições de Mészáros, do quadro da alienação do trabalho contemporâneo, é realizado um exame do papel do Estado enquanto agente do capital e, portanto, como “corpo alienado”, seguido de uma análise da configuração da alienação do servidor público. O contexto da Universidade no Brasil e as principais transformações a partir da década de 90, assim como a história e características atuais da UFBA se constituem no cenário necessário para a compreensão do exercício do papel docente. O professor da UFBA se encontra no centro da contradição da crise universitária no momento em que se percebe com plena autonomia e não percebe os mecanismos crescentes de controle institucional. O estudo demonstra a configuração da alienação no trabalho docente, nos termos de Marx, embora ainda existam espaços de autonomia e um núcleo de professores com uma visão crítica da realidade. A possibilidade de superação das contradições é colocada a partir da dialética inerente ao processo de alienação.
     
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