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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,66
MB
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Título: |
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Alienação no trabalho docente? o professor no centro da contradição |
Autor: |
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Denise Vieira da Silva Lemos
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFBA/CIÊNCIAS SOCIAIS |
Área Conhecimento |
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SOCIOLOGIA |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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719 |
Resumo |
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O objetivo geral do estudo é analisar o processo de trabalho docente no âmbito da Universidade
Federal da Bahia, no contexto das transformações operadas à luz das políticas neoliberais do
estado. O problema central da investigação é identificar se existe a configuração de um processo
de alienação do trabalho docente, a despeito de ser um trabalho, cujo objetivo é emancipar o ser
humano. Busca identificar se ocorreu um processo de flexibilização e precarização do trabalho, a
partir da implantação progressiva dessas políticas no ensino superior, atingindo de forma
significativa, o papel da Universidade de produtora do conhecimento, o seu centramento nas
necessidades da maioria da população e a sua autonomia de gestão.Partindo do debate
Hegel/Marx sobre alienação e das contribuições de Mészáros, do quadro da alienação do trabalho
contemporâneo, é realizado um exame do papel do Estado enquanto agente do capital e, portanto,
como corpo alienado, seguido de uma análise da configuração da alienação do servidor
público. O contexto da Universidade no Brasil e as principais transformações a partir da década
de 90, assim como a história e características atuais da UFBA se constituem no cenário
necessário para a compreensão do exercício do papel docente. O professor da UFBA se encontra
no centro da contradição da crise universitária no momento em que se percebe com plena
autonomia e não percebe os mecanismos crescentes de controle institucional. O estudo demonstra
a configuração da alienação no trabalho docente, nos termos de Marx, embora ainda existam
espaços de autonomia e um núcleo de professores com uma visão crítica da realidade. A
possibilidade de superação das contradições é colocada a partir da dialética inerente ao processo
de alienação. |
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