|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
2,59
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Jogo dos Quatis: uma proposta de uso do jogo no ensino de ecologia |
Autor: |
|
Santer Alvares De Matos
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
PUC/MG/ENSINO |
Área Conhecimento |
|
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
1.039 |
Resumo |
|
A compreensão dos conceitos de ecologia proporciona a formação da
consciência, capaz de gerar ações visando à proteção ambiental local e global.
Entretanto, alguns desses conceitos são de difícil apropriação, sendo
necessários métodos alternativos para auxiliarem na fixação do conteúdo. Os
jogos educativos promovem a assimilação dos conteúdos, criando realidades
com regras, papéis, circunstâncias e suposições mutuamente aceitas, levando
os participantes à comunicação, à colaboração e ao relacionamento emocional
com os pares e com o objeto. Para Piaget e Vygotsky, o jogo não é capaz de
promover a aprendizagem. No entanto, favorece a aproximação do sujeito com
o conteúdo, promovendo a fixação e, na maioria das vezes, favorecendo o
acesso à zona de desenvolvimento proximal. O objetivo maior deste trabalho foi
o de otimizar o Jogo dos Quatis e de analisar a sua eficácia na fixação de
conceitos básicos de ecologia. Para isso, foram realizados questionários de
satisfação e testes em 413 alunos e cinco professores do sexto ano de três
instituições de ensino de Belo Horizonte. Concluiu-se que o Jogo dos Quatis
torna as aulas de Ciências mais interessantes e menos cansativas para
professores e alunos, além de contribuir para a assimilação do conteúdo de
ecologia, auxiliar na resolução de situações-problema e na interpretação da
linguagem gráfica. Constatou-se, limitando-se ao número de alunos
pesquisados, que a quantidade de participantes nos grupos é inversamente
proporcional ao grau de aproveitamento do jogo, sendo quatro o número ideal
de jogadores por grupo.
necessários métodos alternativos para |
|
|
|
|
|
|
|
|
|