Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  2,59 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Jogo dos Quatis: uma proposta de uso do jogo no ensino de ecologia
Autor:  
  Santer Alvares De Matos   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/MG/ENSINO
Área Conhecimento  
  ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  1.039
Resumo  
  A compreensão dos conceitos de ecologia proporciona a formação da consciência, capaz de gerar ações visando à proteção ambiental local e global. Entretanto, alguns desses conceitos são de difícil apropriação, sendo necessários métodos alternativos para auxiliarem na fixação do conteúdo. Os jogos educativos promovem a assimilação dos conteúdos, criando realidades com regras, papéis, circunstâncias e suposições mutuamente aceitas, levando os participantes à comunicação, à colaboração e ao relacionamento emocional com os pares e com o objeto. Para Piaget e Vygotsky, o jogo não é capaz de promover a aprendizagem. No entanto, favorece a aproximação do sujeito com o conteúdo, promovendo a fixação e, na maioria das vezes, favorecendo o acesso à zona de desenvolvimento proximal. O objetivo maior deste trabalho foi o de otimizar o Jogo dos Quatis e de analisar a sua eficácia na fixação de conceitos básicos de ecologia. Para isso, foram realizados questionários de satisfação e testes em 413 alunos e cinco professores do sexto ano de três instituições de ensino de Belo Horizonte. Concluiu-se que o Jogo dos Quatis torna as aulas de Ciências mais interessantes e menos cansativas para professores e alunos, além de contribuir para a assimilação do conteúdo de ecologia, auxiliar na resolução de situações-problema e na interpretação da linguagem gráfica. Constatou-se, limitando-se ao número de alunos pesquisados, que a quantidade de participantes nos grupos é inversamente proporcional ao grau de aproveitamento do jogo, sendo quatro o número ideal de jogadores por grupo. necessários métodos alternativos para
     
    Baixar arquivo