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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2.66
MB
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Título: |
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(Re)Significações do lazer em sua relação com a saúde em comunidade de Irati/PR |
Autor: |
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Miguel Sidenei Bacheladenski
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSC/EDUCAÇÃO FÍSICA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO FÍSICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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927 |
Resumo |
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Esta investigação busca elementos teórico-metodológicos que permitam a superação do enfoque funcionalista presente nas produções acadêmicas que veiculam a contribuição do lazer para a Promoção da Saúde. Partindo da determinação social do processo saúde-doença, tendo a Lazerania como referência e orientando-se por alguns pressupostos da Educação Popular em Saúde e da Epidemiologia Crítica, consideramos ser possível (re) significar o lazer através de uma Escolinha de Futebol para Crianças, desenvolvida no Bairro Lagoa, em Irati/PR, adotando enfoques da pesquisa-ação. Compreendendo e respeitando o sonho de ascensão social proporcionado pelo futebol, traçamos diferentes eixos para reflexão e vivências das crianças nessa modalidade, destacando elementos fundamentais da atenção para saúde individual na relação dialética com o coletivo. Simultaneamente, registramos em diário de campo as informações obtidas nas reuniões da Associação de Moradores do Bairro Lagoa e analisamos o conteúdo de entrevistas semi-estruturadas com informantes da comunidade, bem como de documentos julgados importantes para a compreensão do lazer e saúde na vida social do Bairro, tais como o Estatuto da Associação de Moradores e os Projetos Político-Pedagógicos de duas escolas locais. Ao serem utilizadas técnicas da hermenêutica-dialética para tratamento dos materiais obtidos no campo, evidenciamos tanto o conformismo dos moradores com a sua realidade, como a resistência do Poder Público em atender algumas reivindicações que dizem respeito ao direito coletivo. Mesmo assim, compreendemos que uma outra relação lazer e saúde é possível quando os conceitos da participação e da mudança são conjugados dialeticamente. A participação gira em torno dos compromissos assumidos pelas crianças para o desenvolvimento das aulas e a mudança relaciona-se ao fortalecimento da coletividade envolvida. Assim, em linhas gerais, acreditamos que esta relação é possível a partir do momento em que há uma preocupação com a emancipação popular, sendo que aos maiores interessados é garantida participação ativa neste processo. |
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