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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  (Re)Significações do lazer em sua relação com a saúde em comunidade de Irati/PR
Autor:  
  Miguel Sidenei Bacheladenski   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSC/EDUCAÇÃO FÍSICA
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO FÍSICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  927
Resumo  
  Esta investigação busca elementos teórico-metodológicos que permitam a superação do enfoque funcionalista presente nas produções acadêmicas que veiculam a contribuição do lazer para a Promoção da Saúde. Partindo da determinação social do processo saúde-doença, tendo a Lazerania como referência e orientando-se por alguns pressupostos da Educação Popular em Saúde e da Epidemiologia Crítica, consideramos ser possível (re) significar o lazer através de uma Escolinha de Futebol para Crianças, desenvolvida no Bairro Lagoa, em Irati/PR, adotando enfoques da pesquisa-ação. Compreendendo e respeitando o sonho de ascensão social proporcionado pelo futebol, traçamos diferentes eixos para reflexão e vivências das crianças nessa modalidade, destacando elementos fundamentais da atenção para saúde individual na relação dialética com o coletivo. Simultaneamente, registramos em diário de campo as informações obtidas nas reuniões da Associação de Moradores do Bairro Lagoa e analisamos o conteúdo de entrevistas semi-estruturadas com informantes da comunidade, bem como de documentos julgados importantes para a compreensão do lazer e saúde na vida social do Bairro, tais como o Estatuto da Associação de Moradores e os Projetos Político-Pedagógicos de duas escolas locais. Ao serem utilizadas técnicas da hermenêutica-dialética para tratamento dos materiais obtidos no campo, evidenciamos tanto o conformismo dos moradores com a sua realidade, como a resistência do Poder Público em atender algumas reivindicações que dizem respeito ao direito coletivo. Mesmo assim, compreendemos que uma outra relação lazer e saúde é possível quando os conceitos da participação e da mudança são conjugados dialeticamente. A participação gira em torno dos compromissos assumidos pelas crianças para o desenvolvimento das aulas e a mudança relaciona-se ao fortalecimento da coletividade envolvida. Assim, em linhas gerais, acreditamos que esta relação é possível a partir do momento em que há uma preocupação com a emancipação popular, sendo que aos maiores interessados é garantida participação ativa neste processo.
     
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