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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
17,44
MB
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Título: |
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O lugar do ambiente na educação infantil: estudo de caso na creche doutor Paulo Niemeyer |
Autor: |
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Helide Cristina Steenhagen Blower
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRJ/ARQUITETURA |
Área Conhecimento |
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ARQUITETURA E URBANISMO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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586 |
Resumo |
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Essa dissertação busca refletir sobre os aspectos ambientais referentes às Unidades de
Educação Infantil que interfiram no desenvolvimento da criança pequena, em uma abordagem
interacionista usuário-ambiente e de caráter multidisciplinar, aliando principalmente os
conhecimentos de arquitetura, psicologia, geografia humanista e educação. Com esse olhar estarse-
á investigando o caráter qualitativo do ambiente de Educação Infantil voltado para sua
valorização, significação e conseqüente construção do lugar, dentro dos conceitos de Yi Fu
Tuan. A influência desses valores atribuídos através da experienciação da criança no ambiente
será observada sob a ótica interacionista de Piaget e sócio-histórica de Vygotsky, estudando a
influência de tal interação no desenvolvimento infantil. Após a identificação desses aspectos,
abordou-se como Estudo de Caso a creche institucional da Prefeitura municipal do Rio de Janeiro,
creche Doutor Paulo Niemeyer. Adotou-se na pesquisa a metodologia da Avaliação Pós-ocupação
(APO), de forma a investigar os aspectos ambientais, não só sob a ótica do pesquisador, como
também valorizar a opinião dos usuários, uma vez que esse trabalho é pautado na vivência e na
experiência ambiental. Tabulados os resultados da pesquisa procurou-se relacioná-los à
conceituação teórica, dentro do caráter multidisciplinar proposto, criando recomendações de
melhorias ou interferências, não só para a instituição abordada, como também visando futuros
projetos de Unidades de Educação Infantil. Com essa dissertação espera-se estar contribuindo
para a concepção dos projetos dos ambientes de Educação Infantil voltados, sobretudo, para seu
caráter educativo, com uma arquitetura mais responsiva e comprometida com a educação da
criança pequena ou, em última análise, com a educação do país como um todo. |
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