|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,34
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
O conhecimento do desenvolvimento histórico dos conceitos matemáticos e o ensino de matemática: possíveis relações |
Autor: |
|
Adriana Aparecida Dambros
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
273 |
Resumo |
|
Este trabalho pretende contribuir para as investigações sobre a história da
matemática no ensino de matemática, ao buscar relações que podem ser
estabelecidas entre o conhecimento do desenvolvimento histórico de um conceito
matemático, pelo professor, e o ensino do mesmo. Nesse intuito, foi realizado um
estudo de caso com uma professora das séries iniciais, em que foi estudado,
durante diversos encontros, a história do sistema de numeração decimal e
analisado, posteriormente, as alterações ocorridas nas aulas dessa professora.
Nessa análise foram tomados como referência os estudos de Piaget sobre as
relações entre o pensamento científico e a gênese do conhecimento na criança.
Concluiu-se que o conhecimento da historicidade do sistema de numeração decimal,
pela professora, mudou a sua forma de compreendê-lo e ensiná-lo, transparecendo,
principalmente, na consideração que ela passou a demonstrar pelas formas de
pensar dos seus alunos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|