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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
590,35
KB
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Título: |
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Educação psicomotora no brasil contemporâneo: de como as propostas tangenciam a relação educação-trabalho |
Autor: |
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Daniel Vieira Da Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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437 |
Resumo |
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Em um campo no qual, tradicionalmente, apesar da variedade de enfoques, é comum
pensar o corpo e as abordagens corporais do ponto de vista dissociado da realidade
material, assumimos, ao adotarmos uma perspectiva materialista, histórica e dialética, o
fato de que a apreensão de determinado fenômeno somente pode se dar, à luz das
relações que este estabelece com os processos vitais do homem, constituídos em
determinadas condições históricas. Este estudo, impulsionado pela preocupação e por
inquietações quanto ao papel social da Educação Psicomotora, procurou discutir, a
partir desta perspectiva teórica, o modo pelo qual as concepções teóricas tratam a
relação das práticas psicomotoras na formação da consciência de crianças
institucionalizadas em creches e pré-escolas públicas, a partir da análise de fontes
documentais contemporâneas. Nossa pesquisa evidenciou que as técnicas e os métodos
de abordagem corporal escolar - dentre elas, aquelas denominadas por Educação
Psicomotora -, bem como, as pesquisas neste campo, sobretudo, no que tange à
educação da primeira infância, não avançam no sentido de apreenderem o modo como
suas proposições e intervenções se articulam aos imperativos da sociedade. Ou seja, a
produção teórica na área, conforme os documentos pesquisados, não explicita as
determinações econômicas que sobre ela incidem. Esta questão não é discutida, sequer
mencionada. |
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