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Título:  
  Educação psicomotora no brasil contemporâneo: de como as propostas tangenciam a relação educação-trabalho
Autor:  
  Daniel Vieira Da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  437
Resumo  
  Em um campo no qual, tradicionalmente, apesar da variedade de enfoques, é comum pensar o corpo e as abordagens corporais do ponto de vista dissociado da realidade material, assumimos, ao adotarmos uma perspectiva materialista, histórica e dialética, o fato de que a apreensão de determinado fenômeno somente pode se dar, à luz das relações que este estabelece com os processos vitais do homem, constituídos em determinadas condições históricas. Este estudo, impulsionado pela preocupação e por inquietações quanto ao papel social da Educação Psicomotora, procurou discutir, a partir desta perspectiva teórica, o modo pelo qual as concepções teóricas tratam a relação das práticas psicomotoras na formação da consciência de crianças institucionalizadas em creches e pré-escolas públicas, a partir da análise de fontes documentais contemporâneas. Nossa pesquisa evidenciou que as técnicas e os métodos de abordagem corporal escolar - dentre elas, aquelas denominadas por Educação Psicomotora -, bem como, as pesquisas neste campo, sobretudo, no que tange à educação da primeira infância, não avançam no sentido de apreenderem o modo como suas proposições e intervenções se articulam aos imperativos da sociedade. Ou seja, a produção teórica na área, conforme os documentos pesquisados, não explicita as determinações econômicas que sobre ela incidem. Esta questão não é discutida, sequer mencionada.
     
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